Informática, tecnologia, computadores, cursos ,forum, loja

Bola com chip impede erros de arbritagem

Bola com chip impede erros de arbritagem

Durante o Euro assistiu a um erro crasso no Jogo Ucrânia – Inglaterra em que a Inglaterra venceu 1-0 e com um golo anulado à Ucrânia. No jogo estavam dois árbitos na linha da baliza de apoio ao árbitro principal, mas acontece o inesperado a bola entra e não é contabilizada para a Ucrânia.

Se a tecnologia do chip na bola existisse haveria exatidão, sem qualquer problemas nestes lançes polémicos. Ficaria resolvida a questão.  Refere um cientista:

“Os chips captam com precisão centimétrica até duas mil vezes por segundo as posições atuais dos 22 jogadores e da bola”, explica René Dünkler, do Fraunhofer Institut. Esses dados, processados imediatamente, podem ser usados tanto pelos juízes, para corrigir decisões e acalmar a torcida, quanto pelos treinadores, para avaliar o desempenho dos jogadores e, eventualmente, realizar substituições.

Esquema para perceber a tecnologia da bola com chip.

“É uma idéia interessante para medir estatisticamente o rendimento da equipa, mas existe o risco de que a imprensa sensacionalista use os dados para eleger o jogador mais preguiçoso da rodada”, diz o técnico do Stuttgart, Matthias Sammer.

Outro estudo, e reportado por tvs no Brasil, já é possível ter chips avançados apenas na bola. Este sistema é altamente viável e também muito caro.Chips exemplificativos para o uso no desporto:

Foram 4 anos de pesquisa. O primeiro chip tinha 2 por 2 centímos, mais um bateria mas não funcionava. Hoje em dia e depois de 4 anos de pesquisa já é possível a última tecnologia de chip, chamada RFID, Identificação de radio transmissão, com antenas, e mal a bola toca no chão transmite a mensagem. E  o árbito nem tem que se preocupar sem foi dentro ou fora, ou seja é avisado imediatamente. O vídeo é exemplificativo do chip na bola. E até há críticos que já poderá ser possível no Brasil em 2014.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


*

Escolher Rank

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>